sábado, 20 de dezembro de 2008

A VIDA NO BOTECO - I


[Bar Diagonal no Leblon - Foto recuperada da net. Nota: O bar nao existe mais]

Bom dia, pessoas!

Estava aqui pensando em quem poderia abrir a nossa primeira série e acho que encontrei um bom nome: JOÃO UBALDO RIBEIRO.

Pra quem nao souber, João [A vida no boteco pede intimidade... rs!] é baiano de nascimento da Ilha de Itaparica (23/01/1941), embora tenha passado a infância em Sergipe, retornou a Salvador na adolescência com a família. O devorador de livros na infancia se tornou um célebre jornalista, cuja carreira começou em 1957 no JORNAL DA BAHIA. Formado em Direito, nunca exerceu a profissão de advogado. Entre indas e vindas, antes de fixar residência na cidade do Rio de Janeiro, Joao ainda morou nos EUA e Portugal, a estudo e trabalho(acadêmico).

Entre livros editados e adaptados para o cinema e a TV, destaco aqui as crônicas de domingo publicadas no jornal O GLOBO. Meu primeiro contato com elas foi em meado dos anos 90', onde o autor por meio dos dramas de seus personagens masculinos envolvia os leitores nas questoes cotidianas de homens adultos cariocas, que são na verdade dramas universais.

A minha sensação como leitora era a de quem fazia silêncio na mesa ao lado, pra ouvi-los falar de mulheres, amigos, chifres de amigos, dramas pessoais... tudo com uma leveza e bom humor convidativa ao fuxico.

Foi lendo João que descobri que o boteco está para os homens, assim como o banheiro feminino está para as mulheres.

NOTA: Na dificuldade de encontrar uma das crônicas de João a que me referi no texto acima, optei por postar um video do youtube, cujo breve depoimento dele caberia como uma confissão numa mesa de bar. O video foi extraído do documentario JANELA DA ALMA [Joao Jardim & Walter Carvalho]. A fala está por volta do 3ºminuto e 15ºseg.

br.youtube.com/watch?v=n7qmqFboXCY"


NOTA 2: Fiquei tao feliz q resolvi deixar o João como padrinho da série...rs!

Nenhum comentário: