terça-feira, 12 de maio de 2009

Batendo a porta




Batendo a porta é uma parceria do cantor e compositor Joao Nogueira com o muito bom letrista Paulo Cesar Pinheiro. Foi na voz do proprio cantor que a musica foi imortalizada. O eu lirico é um homem diante da mulher [a ingrata... rs! Figura fascinante do samba carioca] que volta a procurá-lo. Ela o deixa, como a faceira de Ary, por uma vida melhor fora da favela. Arrependida ou nao, o fato é que ela torna a procura-lo e ele orgulhoso tenta se mostrar mais forte do que o desejo de ceder.


A música é linda e tem algumas passagens sublimes de delicado rancor muito bem disfarçado como nos versos "pode entrar/A casa é sua/Mas nao repare a casa humilde/ Que voce trocou por um solar".


A imagem da mulher interesseira é recorrente, a figura da mulata que desce o morro e busca ascençao social tendo como mérito o corpo estonteante. No filme Xica da Silva (Carlos Diegues, 1975, Br), a personagem titulo seduz o contratador Joao Fernandes que a compra do seu dono e este e o filho choram num porre a dor da ingratidao da escrava que abandona 'os carinhos' de ambos. A cena é antológica!


Em outro filme do Diegues, ORFEU DO CARNAVAL, de 1998, há uma cena onde a tia de Euridice conta a ela sobre a rainha de bateria que ensaia na quadra da Academicos do Morro da Carioca. Ela também deixou a favela para morar num 'solar'. A personagem de Isabel Fillardis será a proxima a descer, assim que o carnaval acabar. Pelo menos é no que ela aposta.


Mas voltando a musica do Joao e PC, o lindo samba fala dessa mulher fascinante e fiquemos agora com o video de uma apresentaçao do Joao Nogueira no Pelourinho.






Como é que vai?

Saúde boa?

Não foi à toa que você mudou daqui

Pra melhorar

Mas pode entrar

A casa é sua

E não repare a casa humilde

Que você trocou por um solar

Pode sentar

Fique à vontade

Te deu saudade de um amor

Que infelizmente já não há

Pode falar

Pode sofrer

Pode chorar

Porque agora você não me ganha

Eu conheço essa manha

E não vou me curvar, mas

Pode tentar

Pode me olhar

Pode odiar

Pode até sair batendo a porta

Que a Inês já é morta do lado de cá.

Nenhum comentário: